Adesivos das Entretelas

Há vários tipos de adesivos que podem ser utilizados nas entretelas; os adesivos são componentes químicos que ao sofrerem a ação do “tripé” tempo-temperatura-pressão em uma prensa, penetram nas fibras do tecido aderindo assim a entretela a à função sendo entretelada.

O adesivo não deve vasar pelo tecido (Transpasse) nem pelo lado da entretela (sangramento).

As principais características de um adesivo são:

  1. Não alterar a fibra/tecido e não criar nenhum tipo de desconforto ou reação alérgica ao corpo humano;
  2. O adesivo deve reter as propriedades originais do tecido no qual está sendo usado, sem descaracterizar o tecido, mantendo caimento, proporcionando, corpo, alma, volume, etc;
  3. O adesivo deve ainda manter as suas propriedades mesmo que as peças entreteladas sejam estocadas por um longo período de tempo; não devem deteriorarem-se após o fusionamento, nem tampouco perder ou alterar cores;
  4. O adesivo deve ser durável resistindo à várias lavagens ou lavagens a seco (desde que o adesivo certo seja usado para o tecido certo);
  5. O adesivo não pode emitir nem reter odores.

Poliamidas

Poliamidas são construídas a partir da copolimerização de 3 ou mais tipos de monômeros. De acordo com a sua composição, estes adesivos apresentam diferentes propriedades, como exemplo, diferentes temperaturas de funcionamento.

Após fusionado, este tipo de adesivo proporciona uma mão suave, uma intensa capacidade de adesão e alta resistência a lavagem a seco.

A característica da resina de poliamida é a de incrementar a sua força de adesão quando se utiliza vapor no fusionamento. Caso se utilize um tecido que apresente dificuldades para adesão o uso do vapor pode aumentar a eficiência adesiva das resinas de poliamida. Lembrando que essa técnica funciona apenas com prensas equipadas com vapor (difíceis de serem encontradas no Brasil). Não recomendamos uso de ferro de passar para usar essa técnica. (Teste sempre!)

Cloreto de polivinila (P.V.C.)

Diferentemente de outras resinas que possuem o componente adesivo intrínseco a estas, o PVC só apresenta a capacidade de adesão quando utilizado com um plastificante (agente amaciante). Este adesivo apresenta diferentes características interessantes a depender do tipo de plastificante utilizado.

  1. Resinas são naturalmente suaves;
  2. Podem ser coloridas facilmente;
  3. O transpasse raramente é observado neste tipo de adesivo após tratamentos em tinturaria ou outros tipos de acabamento;
  4. São altamente duráveis para lavagem a seco ou a úmido.

Polietilenos

Esse grupo apresenta-se dividido basicamente em 2 tipos polietilenos de baixa densidade e polietilenos de alta densidade. Polietilenos de baixa densidade são altamente resistentes a lavagem a úmido, mais não apresentam qualquer resistência a lavagem a seco. Polietilenos de alta densidade são resistentes tanto a lavagem a seco quanto a úmido. Apresentam baixíssimo tranpasse de adesivo através do tecido após diversos tipos de acabamentos ou tinturaria (peças tintas após fusionamento, por exemplo), porém requisitam alta temperatura e alta pressão para serem fusionados  apresentando assim um uso limitado.

Acetato de etileno vinil (EVA)

Este adesivo é conseguido através da copolimerização do etileno com o vinil acetato, e é abreviado como EVA. É bastante durável para lavagem a úmido, porém nem tanto para lavagem a seco portanto é usado para funcionamento temporário. Entretanto, foi desenvolvido do um EVA modificado que é resistente a solventes. Esse tipo de Eva modificado é fusionável a baixa temperatura e apresenta durabilidade para lavagem a úmido e a seco. Seu uso vem crescendo ao longo do tempo principalmente em peças confeccionadas com couro natural.

Poliésteres

Este é um dos adesivos mais recentemente desenvolvidos apresenta extrema flexibilidade e durabilidade para peças lavadas a úmido. É especialmente utilizado em tecidos a base de poliéster.

Agora que você conhece todos os tipos de adesivos para entretelas, convidamos você a navegar no nosso site a conhecer mais sobre a Ultratex. Trabalhamos com todos os tipos de entretelas mencionados nesse texto e contamos com a qualidade Strobel”. Confira!

No próximo blog abordaremos as diferentes bases de entretelas disponíveis.

Escreva seu comentário

× Como podemos ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0