COMO ESCOLHER UMA ENTRETELA
Aviamentos são complementos que enriquecem a peça adornando e complementando a modelagem.
Vários aviamentos podem ser substituídos se a escolha for inadequada, como zíper, botões, etc.
Entretela é um dos aviamentos críticos.
Entretela fusionável que apresente problemas de adesivo (bolhas, transpasse, sangramento, etc.) destroem a peça confeccionada.
De nada adianta seguir passando um colarinho enrugado por falha na entretela.
Bolhas na frente de um blazer não podem ser corrigidas.
Tratando-se a entretela de um aviamento percentualmente barato se comparado com o custo total de uma peça (tecido, Mão de obra, custos diretos, custos indiretos, etc.), não vale à pena arriscar no uso de um produto 10, 20% mais econômico com o potencial de risco envolvido.
Entretelas existem para dar “corpo” e “alma” ao tecido. O objetivo da entretela não deve ser o de descaracterizar o tecido. Como exemplo se for escolhida uma seda, não faz sentido usar uma entretela demasiadamente pesada, armada, endurecendo, empapelando a função onde a entretela foi aplicada.
Consistência é palavra chave a ser avaliada em um parceiro fornecedor de entretelas. O peso deve estar sempre dentro da tolerância aceitável, o adesivo deve manter as características originalmente testadas.
É perceptível a diferença em tecidos mais leves na variação de poucas gramas na entretela. Um adesivo de Poliamida substituído por um adesivo de poliéster de maneira inadequada, é mais perceptível ainda.
TESTE SEMPRE ANTES DE ENTRAR EM PRODUÇÃO.
Tecidos e entretelas apresentam graus de encolhimento próprios no processo de lavagem e passadoria.
A entretela deve acompanhar o encolhimento do tecido para que enrugamentos não venham a ser formados. As entretelas possuem percentuais de encolhimento diferentes, e a escolha deve ser feita adaptando-se ao padrão de encolhimento do tecido.
Tecidos apresentam composições e acabamentos distintos:
- Fios mais ou menos engomados/desengomados.
- Corantes de melhor ou menor qualidade
- Amaciantes siliconados
- Construção mais/menos aberta.
Todas essa variáveis impactam na adesão/performance das entretelas. Uma alteração em um lote de fornecimento de tecido, pode conter um amaciante de diferente fornecedor ou concentração.
Nós na Ultratex mantemos um corpo técnico experiente e disponível para junto com nossos clientes identificarmos o melhor produto para a expectativa dos estilistas.
Adequamos as condições de funcionamento, testando varias alternativas de entretelas, identificando o produto mais adequado para não descaracterizar a função, sem comprometer as condições de termo colagem.
Em nosso próximo blog falaremos em mais detalhes sobre condições de termo fusionamento.
Termos técnicos
Bolhas – bolhas vistas pelo lado exterior da peça.
Transpasse – O adesivo transpassa o tecido e os pontos de adesivo podem ser vistos pelo lado exterior da peça.
Sangramento – O adesivo passa pela entretela, e pode ser visto na superfície da entretela após o fusionamento. Empapela o produto, suja a prensa, etc.
Função – Parte da peça onde a entretela é aplicada, por exemplo, peitilho de camisa polo, vista de bolso, etc.
Exemplos de Bolhas no Tecido: